Quais causas você escolheu defender?

Quais causas sociais cada um de nós escolhe defender em sua vida? Seja o combate ao racismo, à homofobia, às questões ecológicas, à desigualdade social ou qualquer outra, todas são igualmente importantes e contribuem para tornar o mundo um lugar onde os sonhos de paz podem ser cultivados.

Independentemente da causa que defendemos, há um critério universal que as conecta a todas: a senciência. Todos nós sentimos dores. O que une nossas experiências humanas é a capacidade de sentir.

No entanto, poucas pessoas sabem que também existem seres não humanos que possuem senciência e experimentam o mundo de maneira semelhante à nossa espécie. Todas as espécies que consumimos, utilizamos para tração, usamos em experimentos cosméticos, para entretenimento, comercializamos como animais de estimação ou utilizamos para vestimentas são seres sencientes.

E o que desejam esses seres sencientes, humanos ou não humanos? Eles desejam paz, viver e desfrutar de sua integridade física e psicológica. Sim, cada ser senciente tem uma personalidade. Afinal, não podemos afirmar que todos os cães e gatos que conhecemos têm comportamentos idênticos, não é mesmo? A diversidade de personalidades não é exclusiva da espécie humana, mas também está presente em vacas, galinhas, porcos e cavalos. Todos eles desejam viver em paz com suas famílias, assim como nós desejamos.

O estilo de vida vegano é uma forma respeitosa e sagrada de reconhecer a senciência de todos esses seres, de todas as espécies. Dentro do possível e praticável, pessoas veganas direcionam o mundo a uma transformação constante em busca da paz, evitando o consumo de qualquer produto ou serviço que envolva crueldade animal.

Nesse momento, apesar de estar vestida de couro da cabeça aos pés, eu ainda sou vegana. Esse couro foi desenvolvido de forma inteligente, com material vegetal e sintético. Hoje, posso ir até o supermercado e comprar linguiça, hambúrguer, leite e uma variedade de queijos deliciosos. O UAI Tofu Defumado, por exemplo, é especialmente saboroso, supera até o bacon, sem causar qualquer dano aos porquinhos. Tudo de origem vegetal.

Posso também visitar uma loja de cosméticos e encher minha cestinha com shampoos e maquiagens, todos com origem vegetal e sem terem passado por testes em animais.

Estamos vivendo o ano de 2025 e, ao longo de milhares de anos, nossa espécie descobriu a agricultura, demonstrando nossa capacidade como a espécie mais poderosa deste planeta. Hoje, temos tecnologia para desenvolver alternativas veganas aos produtos de origem animal.

Temos o poder de construir os sonhos mais belos e também os pesadelos mais terríveis. O conhecimento humano requer inteligência, amor e, acima de tudo, respeito.

Meu apelo, como representante da UAI Tofu, uma empresa de impacto social, é para que cada um de vocês liberte a força que reside em seus corações: a força de promover a paz todos os dias. Não perdemos nada ao sermos gentis com as outras espécies que compartilham conosco o mistério da vida neste planeta. Elas também desejam viver em paz e desfrutar de suas vidas, assim como nós.

Que possamos trilhar o caminho da paz, promovendo uma sociedade mais justa para todos os seres, humanos e não humanos.


Hanna Benites é CEO da UAI Tofu e vegana desde 2016. Acredita que o veganismo é um posicionamento de justiça e reconhecimento da individualidade de cada ser, humano e não humano. Sua visão empresarial está baseada em propósito, qualidade e empatia para fortalecer a cultura vegana e inspirar empresas a crescerem com consciência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *